Os desafios do profissional de marketing do século XXI

A constante evolução ocasionada pelo advento da globalização, fez com que os profissionais também evoluíssem, com isto, surgiram novos desafios para serem solucionados. Aqueles profissionais que atuam em marketing sempre tiveram um papel estratégico nas organizações e as mudanças afetaram de maneira direta, trazendo uma nova perspectiva para quem atua na área.

Convivemos em um mundo em que as mudanças acontecem de forma rápida, o primeiro grande desafio é manter-se sempre atualizado, estudando as novidades do mercado, se atentando as tendências que ocorrem no mercado consumidor e principalmente fazendo benchmark.

Outro fator importante é saber reconhecer a importância dos dados e a interpretação deles, visto que, hoje são fatores importantes para a tomada de decisões estratégicas, recebe-se diversas informações sobre o cliente, performance de campanhas e desempenho dos produtos, sendo necessário dar atenção a estes dados.

O perfil do cliente mudou. Embora hoje tenhamos inúmeras formas de se comunicar, o grande desafio do profissional de marketing é entender o momento do cliente dentro da jornada, é saber entregar para o cliente na hora correta, da forma correta, e principalmente usando a linguagem adequada, entregar este produto na hora que o cliente quiser e onde ele estiver é fundamental. Exemplo de jornada do cliente:

 

 

A necessidade da diferenciação e de alcançar o oceano-azul é extremamente importante, há a necessidade de estar sempre buscando inovações, testando e verificando o que pode dar certo. Vemos grandes marcas que estão buscando inovar dia-a-dia e colhem os frutos disso.

Por fim, são muitos os desafios para o profissional de marketing do século XXI, um mundo em que englobamos o físico com o digital, em que as pessoas estão cada vez mais conectadas e em busca de informações e conteúdo. Logo, não há outro caminho, senão, o estudo. O mercado exige profissionais cada vez mais dinâmicos e que gostem de desafios.

 

Por Lucas Ramos

aluno de Marketing Digital da Liga Digital

Deixe uma resposta

Os campos obrigatórios estão marcados