Como não enlouquecer durante a quarentena 2021?

foto retirada do filme: “Coringa”

Por: Daniel Vinicius Alves de Lima

Edição: Mieko Miyai

 

Já é de conhecimento de todos que a cada dia que passa o coronavírus aumenta significativamente suas vítimas e consequentemente, o número de mortos em todo mundo.

Estamos perdendo pessoas e elementos de nossa vida com tamanha rapidez que mal temos tempo de reagir a todo esse “tsunami” de problemas, o que acaba ocasionando em crises de: ansiedade, depressão, ataques de pânico e diversos outros males que afligem nossa mente.

E a pergunta que não possui resposta é: “quando tudo isso vai acabar?”, “como não surtar ou enlouquecer diante de tudo isso?”. Segundo pesquisas da Universidade de São de Paulo (USP) as restrições em diversos estados do país numa tentativa de conter o vírus, a mídia bombardeando nossas mentes com números, e isolamento social fez do Brasil o país que mais possui casos de ansiedade e depressão no mundo.

Diante do mal do século que é a depressão um inimigo sorrateiro e taxado por muitos como “mimimi”,“bobagem” e a ansiedade que vem tirando a paz e divino sono reparador, espero ajudá-lo(a) com algumas dicas funcionais para combater estes males e lhe proporcionar uma melhor “sobrevivência” nessa situação caótica que têm causado em milhares de brasileiros em especial o público jovem, depressão e ansiedade.

Dica 1: Diminua o uso das redes sociais

 

Redes sociais são uma maravilha e têm feito um papel fundamental na pandemia ao nos permitir nos aproximar de entes queridos, amigos, e familiares.

Mas, como nem tudo são flores e o mar nem sempre é calmo, as redes sociais agravam e muito o estado emocional das pessoas fazendo com o que o usuário use compulsivamente, e o pior! tendo acesso direto a toda a “comunidade tóxica”.

O Facebook e Instagram, possuem um recurso que talvez não seja de conhecimento de todos, a configuração de lembrete de tempo.

Quantas vezes você já não deixou de fazer coisas importantes porque se distraiu com um meme, ou algum post humorado no instagram? aposto que várias não é? Confira o passo a passo para ativar esta preciosa função e utilizar as redes sociais moderadamente sem exageros.

 

Tutorial para o instagram:

No aplicativo do instagram, acesse as configurações de conta como ilustrado na imagem.

Na tela de configurações acesse “sua atividade” logo após será exibido o tempo que você gasta na rede social durante a semana clique na opção “defina um lembrete diário.”


 

Feito isso escolha o tempo em que você deseja que o instagram te envie um alerta, recomendo que coloque 20 minutos e quando o lembrete chegar é hora de realizar outra atividade para ocupar sua mente!

Não se esqueça de desativar as notificações do aplicativo para não retornar a utilizá-lo sem controle, dito isso vamos para o facebook.

Tutorial para o Facebook:

 

  1. Em uma Página do Facebook, toque em .
  2. Toque em Configurações e privacidade.
  3. Toque em seu tempo no Facebook.

 

Lembretes de tempo diários

Para definir um lembrete de tempo diário:

  1. Em uma Página do Facebook, toque em .
  2. Toque em Configurações e privacidade e selecione seu tempo no Facebook.
  3. Toque em Definir lembrete de tempo diário.
  4. Escolha uma quantidade de tempo.
  5. Toque em Definir lembrete.

Já fez? excelente! O mesmo vale para o youtube, onde você pode também desativar as notificações de novos conteúdos nas configurações de notificação do seu smartphone.

 

Dica 2: Evite assistir muita TV

Este é um erro clássico para todos os que sofrem de ansiedade e depressão, se você assiste para ficar informado sobre o que está acontecendo pratique o hábito da leitura! De vez em quando até duas vezes na semana acesse um site de notícias de sua preferência.

Além de ficar informado você estará instalando o hábito da leitura em sua vida, e não esperando 30 minutos em frente a televisão o repórter falar de outro tema. É um método muito mais rápido e prático para fazer hoje mesmo!

 

Dica 3: Pratique algum Hobbie

 

Hobby é uma palavra inglesa que significa “passatempo” atividades para o prazer e divertimento e varia bastante de pessoa para pessoa pois cada um tem suas características

próprias e gostos diferentes, mas aqui vai uma pequena lista de coisas que você pode fazer para se divertir e até aprender e porque não enriquecer seu currículo?

  • aprender um novo idioma
  • ler livros online
  • aprender a programar
  • aprender a desenhar
  • tocar algum instrumento musical
  • fazer cursos gratuitos
  • aprender a editar vídeos
  • cantar
  • desenhar
  • jogar algum game (moderando no tempo gasto)
  • Ver um filme de sua preferência
  • começar a escrever um diário
  • aprender novas receitas

A lista é de inúmeras possibilidades e não se restrinja a estes exemplos, pesquise por mais! para combater a depressão e ansiedade  ficar ocioso é com uma bomba relógio.

 

Dica 4: Pratique exercício físico

 

 

Respire fundo agora… respirou? Ótimo, não precisa sair xingando nem se estressar à toa pra você exercício físico pode parecer a pior coisa a se fazer num momento em que as academias fecharam, e a circulação nas ruas teve de ser reduzida.

Mas quem disse que você não pode fazer em sua casa? Claro, sempre tomando os devidos cuidados, com postura e etc, caso nunca tenha praticado nada na vida comece pulando corda, por exemplo, fazendo abdominais em um colchonete, mas muito cuidado para não se machucar!

Se preferir, contrate ajuda de um personal para te auxiliar. Exercícios físicos trazem inúmeros benefícios para o corpo e para seu cérebro, ajudando até na sua luta contra a ansiedade.

 

Dica 5: Cuidado com sua alimentação

 

 

Escolha alimentos naturais e reduza o consumo de alimentos industrializados se possível, sucos naturais ao invés de sucos de caixinha ou de saquinhos vendidos em supermercados.

Beba bastante água durante o dia para se manter hidratado(a), coma mais frutas (não se esqueça de lavar bem e retirar a casca por exemplo da maçã) alimentos, como banana, amendoim, aveia e leite, aumentam os níveis de triptofano e outras substâncias, como magnésio, que estimulam a produção de hormônios do bem estar.

Dica 6: Meditação

 

Ao acordar pela manhã não pegue o celular na primeira meia hora do dia, sente-se no sofá e fique em silêncio, respirando profundamente, e observando o ambiente por pelo menos 10 minutos.

Caso não tenha programado uma rotina no dia anterior aproveite que sua mente está calma e escreva no papel ou em algum bloco de notas o que você deve fazer no dia.

Sempre levando em consideração aquilo que é importante e tarefas com menor relevância, ou seja, que podem ser feitas mais tarde.

Conclusão

Você leu um verdadeiro guia para sobreviver ao isolamentos social sem enlouquecer como o coringa, e ainda recebe dicas para uma melhor qualidade de vida, para recapitular: 

Dica 1: Diminua o uso das redes sociais

Controle seus dedos! Não fique desperdiçando o seu dia, deixando de descansar, fazer aquilo que ama por causa das redes sociais lembre-se, equilíbrio é tudo na vida tudo em excesso é demais.

Dica 2: Evite assistir muita TV

Que tal desligar a TV um pouco economizar energia, e ainda preservar sua sanidade mental? Gostou dessa dica? assista menos televisão e opte por ler notícias na internet até duas vezes na semana.

Dica 3: Pratique algum Hobbie

A vida é muito mais que ficar imaginando cenários caóticos, coisas ruins que podem acontecer, ou ficar antecipando acontecimentos que nem ocorreram e que possivelmente nunca ocorreram.

As possibilidades para aprimorar alguma habilidade sua são infinitas e vão além da imaginação!

Desperte a criança que existe em você, aprenda algo novo, leia, estude assuntos de sua área de interesse e aqui também vale uma jogatina com os amigos que estão distantes de você, vai lá tente, você vai ver que um hobbie vai te fazer muito bem trazendo leveza e alegria para seus dias.

Dica 4: Pratique exercício físico

Não precisa treinar feito um louco nem gastar dinheiro com equipamentos caros, utilize aquilo que você tem aí em sua casa mesmo, exercícios físicos regulares ajuda e muito ao combate contra a depressão e ansiedade quem faz, aprova.

Dica 5: Cuidado com sua alimentação

Uma alimentação equilibrada e saudável é essencial em tempos em que a imunidade é altamente requisitada.

Se você não colocar o devido combustível em um carro ele vai funcionar? muito provável que não, o mesmo vale para a sua saúde.

Dica 6: Meditação

Acalmar a mente não se limitando apenas ao período da manhã, é primordial quando você sentir que está ficando ansioso(a) e pensando demais.

A meditação durante anos foi taxada como algo espiritual, porém essa tese caiu por terra, meditação é relaxar, se conectar consigo mesmo e cultivar a paz e tranquilidade mesmo que o mundo esteja em completo caos.

 

Daniel Vinícius, apaixonado por inovação e empreendedorismo, freelancer em marketing digital já atuando por conta própria no ramo em dois nichos diferentes fitness e desenvolvimento pessoal cujo alvo é o público jovem. Inovação, e criatividade são seus pontos altos. Atualmente estuda na Liga Digital e é um autodidata “iniciante” sempre buscando melhorar para oferecer o melhor ao público.

 

Linkedin: www.linkedin.com/in/Danielviniciusmkt

Referências:

Deixe uma resposta

Os campos obrigatórios estão marcados