Fale dos seus sonhos e, alguém pode sonhar junto!

Artigo criado por alunos dA Liga Digital. Este aqui sobre o nosso primeiro podcast, A origem Jovens Líderes de E-commerce, com a Lilian Tiemi Yamashita, uma das criadoras e cabeças do projeto e também conhecida por ser a caçadora de desperdícios. Se você não pode ouvir o podcast, leia aqui os highlights que esta conversa incrível trouxe para gente!

Por: Sofia Duarte Dantas

Edição: Mieko Miyai

O podcast conta a história de como surgiu o projeto Jovens Líderes de E-commerce através do olhar da Tiemi Yamashita, nossa caçadora de desperdícios. Também sobre seus projetos em incluir jovens em uma sociedade mais justa, oferecendo oportunidades através do estudo e a formação profissional de jovens, principalmente jovens da periferia. Ela levanta pontos como o preconceito e a desigualdade quando o assunto é vestibular, provas, estudos, vagas de emprego e áreas de conhecimento.

Tiemi diz que sempre esteve no ambientes de escolas públicas, afinal foi uma estudante de escola pública e sentiu na pele que as oportunidades não são iguais a pessoas com mais condições. E como as classes economicamente menos favorecidas sofrem com relação ao seu futuro, mesmo em suas escolhas. E aí, mais tarde quis entender como ela poderia fazer a diferença!

E então, surge uma grande oportunidade através de um encontro de possibilidades, a Helenice Moura, presidente do Comitê de Líderes de E-commerce de São Paulo fala sobre seu interesse em criar um projeto para formar analistas de e-commerce com os jovens que a Tiemi trabalhava: sucesso! O E-commerce além de ter um crescimento bem acentuado, é uma tendência de negócio, por suas características.

O projeto então Jovens Líderes de E-commerce foi criado em um encontro com o Comitê de Líderes de E-commerce, onde empreendedores e profissionais que atuam neste mercado relataram sobre a falta de jovens profissionais e o quanto isso impede o crescimento dos seus negócios. 

O plano inicial era abrir algumas salas com dez alunos com professores e palestrantes convidados e de forma presencial, mas com a pandemia, o projeto passou por uma reformulação e se transformou em um formato online. O formato não era o idealizado, mas como sempre tem o lado bom: 80 alunos, na segunda turma que são de outros estados, pasmem! O projeto hoje está na cidade de São Paulo.

Outro ganho com o formato online: novos professores e palestrantes conseguiam fazer parte do curso e trazer mais conhecimento para os alunos.

Tiemi que também é formadora do método de Mottainai, ensina seus alunos a otimizar os recursos, fazendo com que eles saiam na frente de muitas pessoas por ter essa habilidade, afinal economizar recursos é uma das soft skills desejadas em qualquer profissão.

Além de os jovens, através do projeto ter uma formação completa, com ênfase em soft skills, tão buscadas e tão importantes, o online foi uma salto, afinal o formato presencial ocasiona mais desistências, não por falta de interesse, mas sim problemas de administração familiar, problemas com transportes e descolamento… Se podemos destacar uma desvantagem do online: demonstrar mais interesse sobre o assunto e não se prender apenas as aulas on-line, mas sim pesquisar mais sobre o assunto tratado em determinada aula.

E com tanto assunto bom, podemos concluir que A Liga Digital, anteriormente batizada de Jovens Líderes de E-commerce, tem um grande plano e até aqui, até a Pandemia que poderia atrapalhar, ajudou!

O resultado não será só para os jovens, é um projeto que ajuda a nossa economia. E, o nosso orgulho é saber que estamos fazendo parte dessa história, agora.

A Liga Digital gera objetivos, metas e sonhos. E faz com que estes jovens entendam que realizá-los é possível, independente da sua classe social.

E Quer ouvir este episódio?  Bóra!  #DeuLiga

Deixe uma resposta

Os campos obrigatórios estão marcados