Educação pode mudar o mercado de trabalho

Artigo criado por alunos dA Liga Digital. Este sobre o podcast com Ricardo Martins, Fundador da Triwi. Se você não pode ouvir, leia aqui os highlights que esta conversa incrível trouxe para gente!

Por: Neide Rocha Edição: Mieko Miyai

A Liga Digital é uma iniciativa de incentivo diferenciado a jovens principalmente de periferia, que buscam entrar no mercado de trabalho ou ainda se reposicionar. O projeto traz a Transformação Digital como premissa para dar possibilidades a eles e, ao mercado, afinal carece de profissionais qualificados. 

Fundada por profissionais de E-commerce e Marketing Digital, a Liga Digital, traz duas necessidades: conhecimento aos jovens de baixa renda e, formar profissionais para um mercado em crescimento. O curso acontece através do encontro de profissionais do Mercado Digital que se doam para levar oportunidade àqueles que por muitas vezes não são inseridos no sistema. Afinal, sabemos o quanto a educação pública é precária e, com a liga mudamos o cenário destes alunos.

Jovens de Periferia e o Mercado de Trabalho

Com poucas oportunidades, vemos a mesma história se repetir por anos: jovens desfavorecidos socialmente são forçados a largar os estudos, trabalhar cedo, em trabalhos informais, e muitas vezes sem muitas perspectivas de crescimento pessoal e ou mesmo profissional.

Os dados retirados deste artigo do “desenrola e não me enrola”, site colaborativo com artigos feitos por jovens de periferia, demonstram isso em números:

Na década de 90, a taxa de desemprego na grande São Paulo chegou a 19,3%, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), acarretando numa crise que afetou milhões de trabalhadores na época. 19 anos após o final da década de 90, a juventude periférica ainda continua enfrentando grandes desafios para acessar o mercado de trabalho. Entre 2013 e 2018, a taxa de desemprego se manteve acima de 10% no estado de São Paulo. Em 2017, o Dieese registrou uma alta de 18%, um cenário de crise bem próximo do que foi vivenciado pela moradora do Grajaú, nos anos 90.

Mais do que Conhecimento

Profissionais renomados, como Ricardo Martins, têm encorajado jovens a usar ferramentas ensinadas em aula na prática. A ideia é que os alunos montem seu portfólio de criação, que se transforma em um diferencial na busca por emprego. Ou ainda a trabalhar como empreendedor, isso mesmo ter um negócio próprio. De que forma? Divulgando serviços e produtos por meio das redes sociais, sites, blogs, anúncios entre outros, mas agora com conhecimento técnico. Ou seja, fazendo uso de muitas ferramentas que já estão em nossas mãos diariamente a nosso favor.

Ricardo Martins, tem sua própria empresa de Marketing Digital, a Triwi e ele acredita que “Ensinando se aprende muito mais. E estudar, pesquisar, se informar é sempre um diferencial.”. Acompanhando o avanço do digital, Ricardo não tem medo de dividir conhecimento. Além das aulas, ele se disponibiliza em diferentes horários e com uma didática prática para os alunos para mais desenvolvimento.

“Quero poder no futuro encontrar com muitos desses jovens, quero que se tornem bons profissionais! Quero que sejam meus concorrentes.”. Com essa fala e todo ensinamento durante as aulas, Ricardo conquistou a turma, outra frase dele é que “todo grande herói já esteve no lugar de aprendiz”, faz dele um exemplo a ser seguido.

Humana e Heróica, A Liga Digital tem marcado presença na vida dos alunos, dos profissionais e incentivadores desse projeto. E é preciso mais do que falar em mudança é preciso agir! E isso, é o que estamos fazendo.

Quer ouvir este episódio? Bóra!  #DeuLiga

Neide, formada em jornalismo, mãe de dois e empreendedora.

O Yoga e as aulas de inglês chegaram na rotina durante a pandemia.

Já fez de tudo na vida, mas com foco em fazer feliz. Trabalhos manuais e aluguel de brinquedos para festas infantis são atividades que fazem parte do repertório dela, além de administração, que foi sua área de atuação.

Agora busca oportunidade HomeOffice, assim pode cuidar dos pequenos e ter tempo para se dedicar aos estudos. Atualmente cursando Marketing Digital nA Liga Digital.

Deixe uma resposta

Os campos obrigatórios estão marcados